E621 - Glutamato monossódico

Aditivo: E621 - Glutamato monossódico

Funções: Intensificador de sabor

O Glutamato monossódico -sigla em inglês MSG - monosodium glutamate- é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza, que é encontrado naturalmente em alimentos como tomate e cogumelos. O glutamato monossódico é utilizado em alimentos com o objetivo de proporcionar o gosto umami, também chamado de quinto gosto básico, sendo classificado na legislação brasileira como realçador de sabor. Tecnologicamente, o produto é utilizado para equilibrar e harmonizar a percepção total do sabor dos alimentos, quando misturado aos outros ingredientes. Nomes comerciais do glutamato monossódico incluem AJI-NO-MOTO®. - Wikipédia

Risco de superexposição

Avaliação da EFSA: Re‐evaluation of glutamic acid -E 620-, sodium glutamate -E 621-, potassium glutamate -E 622-, calcium glutamate -E 623-, ammonium glutamate -E 624- and magnesium glutamate -E 625- as food additives (2017/07/12)

Alto risco de excesso de superexposição
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) determinou que alguns grupos populacionais têm um alto risco de consumir muito E621 - Glutamato monossódico.

Para avaliar sua exposição ao aditivo alimentar E621 - Glutamato monossódico, você pode navegar em nossa lista de produtos que o contêm. Veja a lista de produtos com E621 - Glutamato monossódico abaixo.

  BebésCrianças pequenasCriançasAdolescentesAdultosIdosos
  < 11 a 23 a 910 a 1718 a 64>65
A maioria das pessoas
(mais de 50%)
Grupos com mais de 50% de membros excedendo a ingestão diária aceitável (ADI)Grupos com mais de 50% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 50% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 50% de membros excedendo a ingestão diária aceitável (ADI)Grupos com mais de 50% de membros excedendo a ingestão diária aceitável (ADI) 
Algumas pessoas
(mais de 5%)
Grupos com mais de 5% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 5% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 5% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 5% de membros excedendo a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)Grupos com mais de 5% de membros excedendo a ingestão diária aceitável (ADI)Grupos com mais de 5% de membros excedendo a ingestão diária aceitável (ADI)

Risco de exceder a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL) : Risco de exceder a dose máxima sem efeito adverso (Nenhum nível de efeito adverso observado - NOAEL)

Risco de exceder a ingestão diária aceitável (ADI) : Risco de exceder a ingestão diária aceitável (ADI)

Nomes: Glutamate monosodique, glutamate de sodium, monosodium glutamate, GMS, MSG