Open Food Hunt

Em busca de Open Food Data por todo o mundo.

English - Español - Français - Italiano - Português

Open Food Hunt 2015
Ilustração por François Lecomte

No sábado, 21 de Fevereiro de 2015 - Dia dos Dados Abertos (Open Data Day) - a base de dados alimentares aberta e gratuita Open Food Facts lançou a Open Food Hunt, uma operação para abrir os dados dos alimentos de tantos países quanto possível.

Mapa de países Open Food Facts

1500 contribuidores já adicionaram 35000 produtos no Open Food Facts. A base de dados inclui produtos de mais de 100 países diferentes, mas a grande maioria deles vem de França - onde o Open Food Facts foi lançado em 2012 - e de alguns países como a Espanha, a Grã-Bretanha, os Estados Unidos da América e a Bélgica, onde temos alguns contribuidores muito motivados. O propósito do evento Open Food Hunt é mudar isso: vamos adicionar produtos dos 150 países em falta e tentar alcançar uma massa crítica de produtos de tantos países quanto possível. De ainda maior importância, o Open Food Hunt pretende criar e desenvolver comunidades locais fortes de contribuidores.

Dia de Dados Abertos / Open Data Day

Demonstração de Open Food Facts

A comida é um bom meio de mostrar às pessoas a importância dos dados abertos

" O Dia dos Dados Abertos reúne cidadãos de todo o mundo na libertação dos dados, criação de visualizações, desenvolvimento de aplicações e publicação de análises usando dados públicos abertos, a fim de apoiar e encorajar a adopção de políticas favoráveis à abertura dos dados por parte dos governos locais, regionais e nacionais de todo o mundo."

Embora a maioria dos dados abertos venha dos governos e organismos públicos, alguns dados de grande utilidade são também obtidos através de "crowdsourcing" – ou seja, congregados por indivíduos – como é o caso dos dados usados para criar o OpenStreetMap. Os dados dos produtos alimentares também são congregados por contribuidores que usam os seus smartphones para examinar códigos de barras e tirar fotografias aos produtos, listas de ingredientes e informação nutricional.

A alimentação é um assunto de interesse para qualquer ser humano, e a abertura de dados alimentares é uma boa introdução ao tema mais vasto dos Dados Abertos, já que é útil para toda a gente (p.ex. para descodificar rótulos, comparar produtos, comer melhor, e até jogar!). Esperamos que o Open Food Facts e o Open Food Hunt estejam presentes em vários eventos no Dia dos Dados Abertos / Open Data Day. Para quem estiver a organizar um destes eventos, temos alguns slides disponíveis online e teríamos gosto em que os usassem, por isso aguardamos o vosso contacto!

Exploradores de Open Food e Embaixadores de Open Food

Durante uma semana, a ter início no Dia de Dados Abertos (sábado, 21 de Fevereiro), os contribuidores do Open Food Facts são convidados a tornar-se Exploradores de Open Food: o seu objectivo será adicionar produtos do seu país na base de dados Open Food Facts e passar ao próximo nível: de nenhum produto adicionado a 1 produto adicionado, de 1 a 10, 10 a 100, 100 a 1000, 1000 a 10000... (e para a malta em França temos uma meta especial, ir de 25000 a 100000!).

Contribuidores novos ou já existentes serão também convidados a tornar-se Embaixadores de Open Food que recrutam novos contribuidores, no seu próprio país ou fora dele. Os Embaixadores em particular são altamente encorajados a apresentar a iniciativa Open Food Facts às suas famílias e aos amigos a viver em países dos quais não há ainda produtos registados.

Open Food Hunt – uma competição amigável

De Sábado, 21 de Fevereiro, até Domingo, 1 de Março, iremos manter-nos a par dos Exploradores e Embaixadores mais activos

Aos Exploradores de Open Food serão atribuídos "pontos de explorador" por cada novo produto que adicionarem:

  • 100 pontos pelo 1ª produto adicionado a um país (válido para os países dos quais não há, de momento, qualquer produto registado no Open Food Facts
  • 20 pontos por cada um dos primeiros 10 produtos adicionados a um país
  • 10 pontos por cada um dos primeiros 100 produtos
  • 5 pontos por cada um dos primeiros 1000 produtos
  • 2 pontos por cada um dos primeiros 10000 produtos
  • 1 ponto por cada produto depois disso

Os pontos são duplicados quando as páginas dos produtos estão completas: com fotografias para os ingredientes e informação nutricional, e todos os dados introduzidos.

Abre o teu frigorífico!

"Abre o teu frigorífico!" sugere este íman :-)

Os Embaixadores também receberão "pontos de embaixador" correspondentes à soma dos "pontos de explorador" de todos os contribuidores que tiverem recrutado.

Todos os Exploradores e Embaixadores receberão um íman e um autocolante Open Food Facts, e os Exploradores e Embaixadores de topo receberão algumas pequenas recompensas (a determinar).

Também nos vamos manter a par do total de pontos em cada país.

? Classificação de Países, Exploradores e Embaixadores

Torna-te um Explorador de Open Food!

A forma mais fácil de começar a adicionar produtos é instalar a nossa aplicação Android, iPhone ou Windows Phone. Podes também tirar fotografias aos produtos com a tua câmara e carregá-las através do website do Open Food Facts.

Por favor cria também uma conta de utilizador nowebsite Open Food Facts, e depois usa-a para fazer login na aplicação, para podermos atribuir-te todas as tuas contribuições.

Torna-te um Embaixador de Open Food!

Fala aos teus amigos do Open Food Facts e pede-lhes que contribuam com produtos dos seus países!

Podes indicar os novos contribuidores que recrutaste, enviando-nos os seus nomes de utilizador para contact@openfoodfacts.org ou no Twitter usando a hashtag #OpenFoodHunt.

Apresentar o Open Food Facts e o Open Food Hunt durante o Dia de Dados Abertos

Se estás a organizar ou vais participar num evento local de Dia de Dados Abertos / Open Data Day (consulta o mapa mundial de eventos planeados), ficaríamos gratos se apresentasses o projecto Open Food Facts e o evento Open Food Hunt.

Aqui ficam alguns slides prontos a apresentar, que poderás adaptar conforme te pareça adequado:

  • English: ODP (LibreOffice / OpenOffice / Powerpoint) - PDF
  • Français: ODP - PDF
  • Español: ODP - PDF
  • Outras línguas: tradutores são precisos! :-)

Por favor diz-nos se estás a planear apresentar o Open Food Facts!

Daremos o nosso melhor para te ajudar através dos nossos meios, promover os teus eventos através do Twitter etc. e estamos disponíveis para responder às tuas perguntas e discutir contigo o que é possível fazer para construir uma comunidade local de contribuidores no teu país. Se quiseres, podemos combinar uma chamada de áudio/vídeo Skype ou Hangout contigo, ou ao vivo durante o teu evento!

Classificações

? Classificação de Países, Exploradores e Embaixadores

Desejamos que te divirtas nesta aventura de Open Food!

Mantém-nos actualizados sobre a tua caçada com o hashtag #openfoodhunt!