Perguntas Frequentes

Algumas respostas para as perguntas mais frequentes. Se sua pergunta e a respectiva resposta não estiver listada abaixo, você pode enviar um e-mail para contact@openfoodfacts.org ou pelo Fórum de Idéias.

Como eu posso contatar o time do Open Food Facts e fazer perguntas ou sugestões?

Pode fazer perguntas ou fazer sugestões no Fórum de Ideias ou entre em contato conosco pelo e-mail: contact@openfoodfacts.org

A informação e dados nos produtos é verificada?

As informações e os dados são enviados pelos colaboradores do Open Food Facts. Os colaboradores também enviam fotos do produto, suas etiquetas, lista de ingredientes e tabela de informações nutricionais. Em caso de dúvida, os visitantes podem verificar a precisão por si mesmos e, se houver um erro, eles poderão corrigi-lo na hora.

Para detectar erros potenciais com mais facilidade, vamos adicionar progressivamente verificações automatizadas. por exemplo, se os fatos nutricionais de um produto são muito diferentes dos produtos da mesma categoria, isso pode ser um erro. Se os nutrientes somam mais de 100%, é definitivamente um erro.

Eu posso adicionar fotos dos produtos ou dados do site do fabricante, sites de compras ou outros sites?

Quase todos os outros sites proíbem a reprodução e a reutilização de seus dados e imagens e essa é a razão pela qual estamos criando o Open Food Facts: para disponibilizar todos esses dados para todos e para todos os usos.

Para evitar qualquer problema legal, pedimos aos colaboradores que adicionem apenas fotos que eles mesmos tiraram e apenas os dados provenientes da embalagem e do rótulo do produto.

Eu sou um fabricante, posso adicionar meus próprios produtos?

Sim! A única condição é aceitar que os dados e as imagens sejam disponibilizados sob uma licença aberta. (veja os Termos de contribuição)

Se tiver um grande número de produtos para adicionar (mais de 50), podemos tentar encontrar uma maneira de adicionar automaticamente os produtos e seus dados. Entre em contato conosco para discutirmos como poderíamos prosseguir: contact@openfoodfacts.org

Qual é a diferença entre outros sites, serviços e apps que já permitem ver a informação de produtos alimentícios?

A diferença principal para nós é crítica: nossos dados estão disponíveis gratuitamente para todos e para todos os usos. É o que chamamos de dados abertos.

Quase todos os outros sites, serviços e aplicativos proíbem que outros reproduzam e reutilizem seus dados. Pelo contrário, eles invejosamente mantêm-nos para eles mesmos. Em quase todos os casos, seus termos de serviço proíbem explicitamente qualquer uso não pessoal e qualquer extração de todos os dados ou partes dos dados.

Consideramos que a informação sobre produtos alimentícios importante e útil demais para mantê-la trancada em um cofre. Por isso, decidimos fazer exatamente o contrário: não apenas permitimos o uso e a reutilização de nosso banco de dados, gratuitamente e sem custos, para todos e para todos os usos (inclusive comerciais), mas também o encorajamos!

Tornando os dados disponíveis publicamente (o que é conhecido como dados abertos) permite indivíduos, associações, empresas, pesquisadores, etc. de todo o mundo para pensar e desenvolver aplicações para os dados que certamente nunca teríamos pensado.

O que é o modelo econômico do Open Food Facts

Colaboradores são voluntários. Suas contribuições são reunidas num banco de dados aberto que pode ser usado por todos e para todos os usos. (veja os Termos de reutilização )

Todos (incluindo, entre outros, os colaboradores e criadores do Open Food Facts) podem, assim redistribuir e/ou reutilizar os dados para criar sites, serviços, software, aplicativos móveis ou para escrever artigos e estudos. Eles são livres de disponibilizar livremente o trabalho resultante, ou de o vender ou monetizar (por exemplo, com anúncios), desde que respeitem os termos da reutilização.

 

Você tem outras perguntas? Pergunte a eles!